[ Supino Reto - Parte 03 - Personal Victor

Personal Victor

Supino Reto - Parte 03

Afinal precisamos descer a barra até o peito?


Por: Victor Lima

Supino Reto - Parte 03

Recomendo que antes de iniciar essa leitura você leia os posts anteriores...

Concluindo...

Neste hora, muitas pessoas devem estar questionando como irão conseguir um bom estiramento muscular, sem passar da linha de 90° do movimento. Pois bem, o supino reto não é um movimento indicado para quem busque as maiores amplitudes do peitoral maior, pelos motivos já citados. Isso por que pelo fato de ele ser um movimento de cadeia cinética fechada (as mãos estão fixas a uma barra) ele acaba não tendo uma grande amplitude (Campos, 2000).

Mas então, qual o exercício mais indicado para obter um máximo estiramento do peitoral maior? O Crossover, por exemplo, tem esta característica. Isso por que ele é feito em cadeia cinética aberta, mas principalmente por que ele não tem apoio para as costas. Mas então o supino não é bom para este tipo de treino? Claro que é! Apesar de ter uma amplitude reduzida em relação a alguns outros exercícios, o supino reto pode ser feito com elevadas intensidade de treino, fator fundamental para a hipertrofia.

É importante também considerar que outros exercícios que são feitos através de uma abdução horizontal, tem as mesmas explicações. O voador (Peck Deck), também apresenta as mesmas características, assim como o supino com halteres.

*Obs - então não posso descer a barra até o peito? Lembra que sempre cito que não existem exercícios contra-indicados e sim alunos? Com o devido fortalecimento, é possível minimizar quase que 100% tal frouxidão ligamentar e instabilidade. Isso mostra o quanto o treino de deltoide e principalmente, de manguito rotador é importante. Além disso, uma melhora da flexibilidade permite que esta amplitude seja alcançada com riscos reduzidos de lesão.

Um iniciante, por exemplo, deveria seguir o que mencionei acima, de buscar uma amplitude menor, para que não sobrecarregue sua articulação gleno-umeral. Já pessoas que já treinem a um bom tempo e tenham um bom nível de desenvolvimento físico, podem vir a executar o supino da maneira mais conhecida. Supino não é apenas pegar a barra e descer até o peito! Espero ter sido claro!

Bons treinos!

Referências: Campos, Maurício de Arruda. Biomecânica da musculação - Rio de Janeiro, editora Sprint, 2000