[ Alongar ou não antes de treinar? Parte 3 - Personal Victor

Personal Victor

Alongar ou não antes de treinar? Parte 3

Uma pergunta frequente entre os praticantes de musculação. Alongo ou não antes do treino, ou tenho que alongar depois?


Por: Victor Lima

Alongar ou não antes de treinar? Parte 3

Recomendo a leitura dos posts anteriores.
Parte 1
Parte 2

Segundo Melo (2010) "Vários estudos demonstram que carga aguda de alongamento muscular passivo pode diminuir o desempenho em certos movimentos para os quais o sucesso depende da máxima força e/ou potência produzida". Ou seja, o trabalho de alongamento antes da musculação além de aumentar os riscos de lesão, ainda compromete o desempenho de força máxima e potência.

Alongamento antes ou depois dos treinos prejudica os resultados na musculação? É óbvio que muitos estudos ainda tem de serem feitos para se ter uma verdade científica. Mas o que podemos afirmar é que de acordo com as evidências, o treinamento de força é bastante prejudicado pelo alongamento num período de pelo menos 1 hora antes do treinamento de força. Já no pós treino, diversos profissionais indicam o alongamento para o relaxamento muscular.

Também devemos ter cuidados com isto, pois um alongamento na primeira hora do pós treino pode causar lesões, devido ao mesmo fator do alongamento antes do exercício, o fuso muscular está debilitado e pode perder o ponto de amplitude máxima, ultrapassando-o.

O que quero deixar claro é que o alongamento, o trabalho de flexibilidade é fundamental para a funcionalidade, para a qualidade de vida. Ele só não deve ser feito antes ou depois da musculação, pelas evidências científicas apresentadas aqui. Mas deve sim ser trabalhada num outro momento do dia ou da semana para se manter níveis de funcionalidade mais elevados.

Bons treinos!