O uso de suplementos sempre foi muito difundido no meio da musculação. Sendo que muitos suplementos têm resultados tendenciosos ou não tem comprovação científica. Existe um paradigma dos que acreditam que somente com o uso de suplementos é possível obter resultados, estão errados. Pois bem, existem milhares de casos de excelentes resultados sem o uso de suplementação.
Creatina talvez seja uns dos suplementos mais estudados do mundo, e sua lista de benefícios é vasta. A creatina é um composto que ocorre naturalmente em humanos e é obtido a partir da produção endógena e do consumo da dieta (especialmente presente em carne). Ela é formada em pequenas quantidades em nosso corpo e sofre degradação irreversível e constante em creatinina, o que torna necessário obtê-la também de fontes externas.
Dois estudos recentes um de 2013 e um de 2015 afirmam que a ingestão pós- treino é mais eficiente. Quanto ao aumento de força, o estudo de Medeiros (2010) comprovou que em 6 dias de utilização deste suplemento, foi possível encontrar uma melhora de cerca de 3,8% no aumento da força máxima de cerca de 61% da população estudada.
Um mito é que cretina engorda, não, ela apenas causa uma retenção hídrica. Segundo Gualano et al. (2012 e 2016), há evidências que ela também possa ser útil em casos de distrofias e miopatias, além de poder ajudar em desordens cerebrais, uma vez que a depleção de creatina é vista no retardo mental, autismo, atrofia do cérebro.
Outros benefícios em doenças como: diabetes tipo 2, fibromialgia, seu uso é seguro no lúpus eritematoso sistêmico, não prejudica o funcionamento dos rins e do fígado é extremamente benéfica em pacientes com artrite reumatoide. Dose, uma quantidade de 2-3g de creatina por dia já é suficiente para saturar a célula muscular, não sendo necessário uma superdosagem (20g) por 5 dias.
Um estudo publicado em 2008 reuniu outros estudos para verificar se a creatina afetava a função renal, e os resultados foram semelhantes. Mais de 8 estudos de 1997 a 2006 com doses que variavam de 5g até 30g por dia de creatina durante períodos que variavam de 5 dias até 5 anos e não foi relatado nenhum prejuízo nos rins. Consulte seu nutricionista!
Bons Treinos!