[ Supino reto - Personal Victor

Personal Victor

Supino reto

O exercício mais conhecido e executado no mundo da musculação.


Por: Victor Lima

Supino reto

O supino reto é o exercício mais conhecido e executado no mundo da musculação (principalmente na segunda-feira), ao ponto de se tornar um medidor não oficial de performance. (existe campeonato para tal movimento).

Quem nunca escutou a pergunta, "quanto você levanta no supino?". Pois é. E independente da sua fama ou ego envolvido, o supino reto é o principal construtor de força e massa muscular na região superior do corpo, tornando-se o movimento base de qualquer treino para força e ou hipertrofia.

Por mais que a execução do supino pareça ser algo tão simples como levantar e abaixar uma barra na direção do peito, existem alguns detalhes chave que poderão fazer toda a diferença na carga usada, na contração muscular e na segurança dos seus ombros.

O primeiro passo para executar o movimento corretamente é deitar no banco de supino com os pés fixos no chão com as canelas na vertical ou para trás do corpo, de uma maneira que seja possível contrair os glúteos consequentemente mantendo a lombar e o restante das costas firmes. Vale lembrar que isto fará com que as costas fiquem naturalmente arqueadas, o que é normal quando flexionamos os glúteos, mantemos as costas contraídas e firmes durante o supino.

O segundo passo é posicionar a barra em uma altura onde não seja necessário elevar os ombros para tirar o peso do suporte. As escápulas dos ombros devem ficar retraídas durante todo o movimento (aguarde post) e nunca sair do lugar, nem mesmo para tirar a barra. Agora, posicionado corretamente no banco, pegue na barra com uma distância um pouco maior que a largura dos ombros. Desça o peso em direção ao peito de maneira controlada, e retorne a posição inicial.

Bons treinos!