STIFF em cima do step ou plataforma, é uma variação que atualmente tem sido muito utilizada nas academias, (com o objetivo de...?), na verdade a maioria das pessoas que utilizam ou que prescrevem não sabem porque, tornando o step um objeto meramente decorativos, é a mesma história do rabo do peixe, todo mundo corta, mas ninguém sabe o por que?
Isso porque essa técnica somente é utilizada quando, durante a execução do movimento, o peso encosta no chão antes do tronco ficar paralelo ao solo, e isso só acontece quando o indivíduo é muito baixo (150 cm mais ou menos), e/ou quando se utiliza anilhas muito grande daquelas que se utilizavam antigamente, que hoje em dia não é o caso, na maioria das academias. Ou ainda se tem uma grande amplitude de movimento.
Um erro muito comum com relação ao stiff é pensar que quanto mais descer a barra mais eficiente se tornará o exercício, e isso não é verdade, a eficiência do exercício esta em alongar ao máximo os posteriores de coxa e não em simplesmente descer a barra.
Com base nessas informações podemos observar que a relação risco x benefício do exercício parece estar associada a uma boa técnica de execução e a escolha correta de uma de suas variações. E o que vai determinar essa escolha é basicamente o nível de flexibilidade do indivíduo.
Bons Treinos!