Oi?! Como é isso? Desculpa, mas a queima calórica acontece devido à quantidade de massa magra presente em um todo, ou seja, quanto mais massa magra você tiver, maior será sua capacidade de degradar gordura. Mas afinal o que é definição muscular? Definição muscular é pouca gordura corporal e bastante músculo, de forma que esse último fique o mais aparente possível! Então ficar definido sem ganhar músculos é impossível.
Mas só o treino resolve?
Aeróbicos e treinamento com pesos apenas irão ajudar a gerar o déficit calórico, mas nunca fará mágica ou milagre sem a dieta correta. Por isso vemos várias pessoas “mofando” nas esteiras e ano após ano, estão do mesmo jeito. O que você faz na cozinha é o que terá o maior impacto no corpo.
Um estudo em 2004 mostrou que pessoas com mais peso tendem a pensar que comem pouco, quando na verdade comem mais do que precisam. Outro estudo sugere que quanto maior a pessoa, mais ela subestima qual é a porção ideal de comida. E como tem que ser o treino para “definição”. Muitas pessoas pensam que ao tentar queimar gordura ou “definir”, precisamos mudar o nosso treino de acordo com o objetivo.
Na teoria faz sentido e com certeza alguns treinos intervalados poderão propiciar maior queima de calorias, consequentemente gerando maior queima de gordura, mas nunca usando altas repetições e pouca carga. Esse é o grande erro, já é sabido e eu postei varias vezes que altas repetições gera hipertrofia, mas tem que ter carga (peso), fazer trinta repetições com pesinhos coloridos não vai adiantar em nada.
Quando estamos em déficit calórico, a última coisa que precisamos é perder massa muscular e não ter nada para mostrar quando finalmente abaixarmos o percentual de gordura. Para evitar isto, precisamos treinar da mesma maneira (ou mais pesado) por mais que seja em altas repetições, assim preservando o máximo de massa muscular e gerar o tão desejado aspecto “definido”.
Lembrando também que treinar pesado usando exercícios compostos, aumentará a liberação de hormônios anabólicos!
Bons treinos!