[ Queime mais gordura! Treino intervalado - Personal Victor

Personal Victor

Queime mais gordura! Treino intervalado

Antes de iniciar a execução de um exercício, o corpo se encontra em Omeostase (estado de equilíbrio em repouso).


Por: Victor Lima

Queime mais gordura! Treino intervalado

Ao iniciar um exercício, os momentos iniciais são executados em considerável estado de desequilíbrio devido à ineficácia dos diversos sistemas corporais em acompanhar o aumento da intensidade do esforço físico. Durante estes momentos iniciais, realizamos as atividades com baixa utilização de oxigênio, tendo então uma baixa participação do sistema oxidativo (onde o principal substrato energético é a gordura, que é o que queremos gastar) e uma maior participação do sistema anaeróbio alático (ATP-CP). Ao término do exercício, há um consumo de oxigênio bem maior comparando ao momento pré-exercício.

Este consumo, também chamado de EPOC (Consumo de Oxigênio pós-exercício), é o gasto energético utilizado para estabilizar e recuperar os níveis das funções que foram desestabilizadas durante a execução do exercício, como por exemplo, restaurar os estoques de glicogênio e ATP, regular a temperatura corporal, reorganizar a distribuição sanguínea, controlar a ventilação pulmonar e reorganizar o comportamento do sistema endócrino, e com isso também há um alto consumo de calorias durante a fase de repouso.

O treinamento intervalado consiste em dar intervalos de tempo em um mesmo treinamento, variando a intensidade do exercício em cada intervalo, dando assim um alto dinamismo ao exercício e impedindo que o corpo se adapte facilmente a intensidade do treino. Como esse método se baseia em evitar que o corpo se acostume com a intensidade do exercício, há um grande consumo calórico durante a execução, onde o organismo está sempre tentando se adaptar aos diferentes ritmos do exercício, tendo que recrutar diferentes fontes de energia e com isso desequilibrando o metabolismo.

O diferencial desse método é o alto gasto calórico durante a recuperação, onde o organismo, por ter sido muito desequilibrado durante a ação do treinamento, tem ainda mais dificuldade em restaurar e reorganizar todas as estruturas que foram alteradas durante a execução, causando um maior consumo de gordura na fase de repouso que pode durar até 42 horas.

Bons treinos!