[ Pesos Livres ou Máquinas? - Personal Victor

Personal Victor

Pesos Livres ou Máquinas?

Qual deles é o melhor?


Por: Victor Lima

Pesos Livres ou Máquinas?

O que é mais interessante, pesos livres ou máquinas? Acredito que a melhor pergunta é para quem?

Quando vou prescrever um treino eu preciso saber o histórico do aluno para saber o melhor método.

A hipertrofia muscular é definida como o aumento da área de seção transversa do músculo, é uma adaptação crônica ao treinamento de força (ACSM, 2009) seja por pesos livres ou máquinas. Tal adaptação é um dos principais objetivos da maior parte dos indivíduos que buscam a prática do treinamento de força.

Pois bem, alguns falam de ativação muscular, mas sabemos que essa relação hipertrofia x ativação nem sempre é verdadeira (Prior et al, 2002) ou dizem que pelo fato de recrutar mais segmentos musculares para estabilizar o movimento, porém sabemos que exercícios em desequilíbrio geram menos hipertrofia (Cressey, 2007), então malabarismos na musculação não funcionam.

Shaner et al. (2014), analisaram o efeito de exercícios com peso livre e em máquinas sobre as respostas hormonais. Os autores puderam observar que o grupo que se exercitou com pesos livres apresentou uma elevação significativa nos níveis de GH e de testosterona. Portanto, parece que o discurso seria que treinos com pesos livres possuem um maior impacto sobre a hipertrofia muscular, certo? Talvez não...

O referido estudo também foi capaz de observar que as concentrações de cortisol foram maiores significativamente no grupo que se exercitou com peso livre. Spiering et al. (2008). Tirando treinos específicos onde se faz necessário o uso de pesos livres, sugiro que iniciantes utilizem aparelhos guiados para aprender os movimentos e avançados livres e guiados, ficou claro que não há uma regra.

Conclusão: a questão das respostas hormonais e suas associações com hipertrofia parece muito menos simples do que se supõe, e deveriam ser analisados com maior cautela, professores tem que usar de bom senso, e não afirmar que pesos livres são melhores que máquinas.

#teamvictorlima

Bons treinos.