Personal Victor

O que é melhor? Treinar perna 2 ou 3 vezes na semana?

O treino de pernas é um dos mais discutidos entre as mulheres e também entre homens que treinam (e devem treinar) por igual todos os músculos do corpo.


Por: Victor Lima

O que é melhor? Treinar perna 2 ou 3 vezes na semana?

Tenho visto muitas mulheres treinando em demasia membros inferiores. Infelizmente vivemos em uma cultura ignorante de quanto "mais" é melhor, então alguns "gênios" da biomecânica juram que conseguem dividir o treino de perna em anterior e posterior, ou seja, segunda anterior, terça posterior, quarta anterior e assim vai estímulo CENTOPÉIA.

Resumindo, esse infeliz desprezou estudos como Gibala, 1995; MacDougall, 1995 e Damas, 2015, onde a recuperação muscular se dá em média em 36h e não treinados 48h em média. Então o que seria mais interessante? Nesse momento vou usar de todo o MEU conhecimento como professor durante anos com vários indivíduos.

Algumas questões pertinentes: quanto de tempo o indivíduo tem para treinar? (MUITO IMPORTANTE) É avançado, intermediário ou iniciante? Vamos pensar no iniciante que nunca fez nada na vida, imagina prescrever um treino volumoso e matador com dois dias! Acredite as chances de o mesmo abandonar o treino são de quase 100%, ele vai sentir dor, e para um sedentário isso é o fim de tudo, então que tal dividir esse treino em 3 dias, usando apenas 3 exercícios multiarticulares com 2 séries, fazendo assim uma série adaptativa? Preste atenção isso não é receita de bolo, é apenas um exemplo.

Agora imagine uma maromba casca grossa, aquela que treina no limite até a falha, que coloca carga de verdade! Nesse caso "EU" prescrevia por 2 dias de treino com mais volume e aumentando a recuperação entre um treino e outro, mas tenho casos que 3 deu muito certo.

Mas professor indivíduos não treinados demoraram mais para recuperar, em média de 48h! SIM, mas e as variáveis, intensidade, carga e intervalo? Posso focar em adutores no dia do meio e panturrilhas! Já no avançado eu posso manipular o intervalo, usar de intensidade como um drop-set. O que é melhor 2 dias ou 3 dias? NÃO SEI, depende do aluno e da estratégia do professor. TREINO NÃO É RECEITA DE BOLO!

Perceba que o avançado eu coloquei 2 dias e o sedentário 3, poderia inverter e manipular as variáveis novamente, cadência, intervalo, intensidade, carga, volume etc. Percebeu a importância de um professor? Não adianta treinar na melhor academia do planeta se o treino não for coerente!

Bons treinos!