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O que é melhor para emagrecer?

Qual é a melhor estratégia para emagrecer? Musculação ou aeróbio?


Por: Victor Lima

O que é melhor para emagrecer?

Quando se pensa em emagrecimento (perda de gordura e não peso), indivíduos logo pensam em treino aeróbio, e saem correndo igual ao Forrest Gump, como se não houvesse o amanhã. Logicamente o carro chefe para tal sucesso chama-se DIETA, porém somente ela não é efetiva para o emagrecimento. Perdendo peso existe a redução de massa magra, sendo ruim para estética e manutenção do peso a longo prazo.

Um estudo recente de 2017 demonstrou que idosos obesos que realizaram somente a musculação ou aeróbio mais musculação, perderam menos massa magra, quando comparado aos idosos que realizaram somente o aeróbio, sugerindo que ao estar em uma dieta hipocalórica a realização da musculação atenua a queda da massa muscular. Nesse caso como já citei várias vezes, é melhor fazer somente musculação que aeróbio, caso seu tempo seja curto.

Falando em tempo, um estudo também de 2017, verificou que o SIT (treinamento de alta intensidade) reduziu a vontade de comer. Sentir mais fome é uma condição que normalmente acontece quando ocorre o emagrecimento, principalmente quando a perda de peso é mais rápida. O aumento da fome pode elevar drasticamente a ingestão alimentar, prejudicando o emagrecimento ou até mesmo gerando um rebote (reganho de peso).

Esse estudo foi realizado com 8 jovens sadios e foram executadas as seguintes sessões:

  • 1° sessão: Eles ficaram parados (controle);
  • 2° sessão: Realizaram uma corrida contínua com intensidade moderada;
  • 3° sessão: Realizaram uma corrida contínua com maior intensidade (maior velocidade);
  • 4° sessão: Realizaram o método SIT, 4 tiros de 30 segundos em máxima velocidade com 4 minutos de pausa;

A corrida de maior intensidade e SIT gerou supressão da fome após a sessão superior que a corrida moderada. Além disso, eles comeram menos no dia quando realizaram as corridas de maior intensidade comparado ao moderado.

Correr com maior intensidade é uma boa estratégia para reduzir a fome e a ingestão alimentar horas após a sessão. Para emagrecimento, a musculação ainda é a melhor estratégia, mas de nada adianta ir na academia tirar selfie.

Bons treinos!

Referências: Villareal DT et al. Aerobic or resistance exercise, or both in dieting obese older adults. N Engl J Med 2017