[ O Dr. me proibiu de fazer musculação. - Personal Victor

Personal Victor

O Dr. me proibiu de fazer musculação.

E mandou eu caminhar porque sou obeso. Ele está certo?


Por: Victor Lima

O Dr. me proibiu de fazer musculação.

Vou por partes, um estudo publicado na OSTEOARTHRITIS AND CARTILAGE (AABOE et al. 2011) evidência que para cada quilo de peso corporal perdido a força de compressão no joelho durante a caminhada sofre uma redução da ordem de 2,2 kg. Agora pense você obeso caminhando, a "paulada no joelho".

Mas professor, caminhar é saúde. Oi!? Musculação, não é? Lembrando que quanto menor a sobrecarga mecânica, menor será o desconforto e o risco de uma lesão. Mas musculação não emagrece, pelo contrário aumenta o peso (mulheres reclamam disso). Sim, massa magra pesa mais que gordura, mais queima mais caloria em repouso.

Muitos profissionais ainda acreditam que exercício aeróbio de longa duração é o melhor caminho para o emagrecimento, mas há muito tempo diversos estudos tem demonstrado o contrário.

Já escrevi várias vezes que treinos efetivos de musculação são os de alta intensidade e um baixo volume. Ou seja, não precisa ficar mofando na academia, basta apenas trinta minutos, com alta intensidade.

Paoli e colaboradores em 2012 demonstraram que um protocolo de treino com baixo volume (poucos exercícios) e alta intensidade aumentou em 23% o gasto energético de repouso, e este ficou elevado por mais de 22h após a sessão de treino, elevando assim o metabolismo de lipídios degradando mais gordura em repouso. O torque mecânico na musculação pode ser manipulado de acordo com o nível de condicionamento do cliente, na caminhada isso é impossível.

Quando prescrevo um treino para um obeso em primeiro lugar uso exercícios onde o recrutamento muscular (multiarticulares) é maior, supino, agachamento, leg press, afundos, remadas etc, deixando assim exercícios monoarticulares de lado.

Segundo Pompermayer (2012) o qual mediu o dano muscular em exercícios mono e multiarticulares, as respostas foram semelhantes em ambos os grupos de exercícios. Lembre-se que os monoarticulares não podem ser à base de seu programa de exercícios, mas devem ser um complemento mais específico para a musculatura que os multiarticulares não conseguem atingir, tornando assim o treino mais curto e eficiente nesse caso.

É lógico que para o sucesso tem que ser aliado a dieta!
Musculação presta Dr.?

Bons treinos!