[ Mitos da Musculação - Posição dos Pés na Cadeira E - Personal Victor

Personal Victor

Mitos da Musculação - Posição dos Pés na Cadeira Extensora

Será que é possível dar ênfase nos músculos da coxa, mudando a posição dos pés na cadeira extensora?


Por: Victor Lima

Mitos da Musculação - Posição dos Pés na Cadeira Extensora

Temos que tomar cuidado com as informações deturpadas que achamos na internet.

Será que é possível dar ênfase nos músculos da coxa, mudando a posição dos pés na cadeira extensora?
Ferrar com o joelho eu garanto que sim! Por ser um exercício monoarticular, a cadeira extensora trabalha basicamente sobre os músculos do quadríceps (reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio).

Porém, o trabalho não é uniforme em todos estes músculos. O vasto lateral é acionado em praticamente todo o movimento de extensão do joelho. Já o vasto medial, atua de maneira intensa, somente nos últimos graus do movimento (isso não quer dizer que ele não participe do movimento, mas sim que ele é mais solicitado nestes graus).

O joelho faz extensão e flexão, portanto, girar os pés não vai mudar nada a menos que você tenha uma dobradiça no meio do fêmur! Em primeiro lugar vamos deixar bem claro, que cadeira extensora não é, e nunca foi o principal exercício de MMII (membros inferiores), prefira os exercícios multiarticulares (aqueles que trabalham mais de um músculo) agachamento, leg-press, afundos, terra.

Voltando a cadeira extensora, um professor que tenha um mínimo de conhecimento de anatomia, sabe que isso é impossível. Segundo os "especialistas" do instagram, é sim possível, a justificativa é a seguinte: Se você apontar os pés para dentro o "ênfase" é no vasto medial, e para fora, enfatizar o vasto lateral, e reto um total!

Se analisarmos origem (onde o músculo se prende) e inserção onde se prende perto do joelho, quando falamos de quadríceps, que são os músculos da coxa, três têm origem no fêmur (Vasto Lateral, Vasto Medial e Vasto Intermédio) eles se unem em um único tendão (tuberosidade da tíbia) ou seja a inserção é a mesma, todos fazem a extensão do joelho, então de que adianta mudar as posição dos pés.

Tomem cuidado com essas figurinhas pintadas, é igual aquele livro do Frederic Delavier (Guia dos movimentos da musculação) todo mundo tem aquela jaca, alguém já procurou as referências bibliográficas nele? NÃO TEM!

#teamvictorlima

Bons treinos.