[ Método 6/20 - Personal Victor

Personal Victor

Método 6/20

Utilizando dois métodos de treinos, o tensional e o metabólico...


Por: Victor Lima

Método 6/20

Vamos falar sobre o famoso método 6/20 (seis repetições e mais vinte repetições na sequência com intervalo entre elas) ou seja, dois métodos (tensional/metabólico). Qual a diferença entre eles?

Basicamente, os estímulos tensionais atuam mais diretamente sobre as fibras musculares, aumentando as microlesões e os estímulos metabólicos tem atuação também sobre as vias energéticas. O estímulo tensional, que está relacionado com o alto nível de tensão que é imposto ao músculo, através de um peso elevado a ser vencido causaria este tipo de adaptação. Desta forma, em um treinamento resistido, quanto maior a carga de trabalho (peso) maior será a sobrecarga tensional imposta. Grandes sobrecargas tensionais são feitas com menos repetições em um curto período de execução (nesse caso 6 repetições).

Resumindo, um treino com objetivo de maior estímulo tensional, precisa ser composto por cargas mais elevadas, com tempo de recuperação entre as séries maior (entre 1,5 e 2 minutos) e menos repetições. É importante ter em mente que mais carga não significa que você precise se tornar um burro de carga, deslocando mais peso do que de fato consegue.

A execução correta e amplitude sempre serão fundamentais, independentemente de qual seja o estímulo ou objetivo. Já o estímulo metabólico, (no caso 20 repetições) vai fazer com que as células musculares sofram um maior estresse bioquímico, pelo tempo maior de execução de cada série, mas em contrapartida, com um menor número de carga do que nos estímulos tensionais. Os dois juntos, é a morte vindo te pegar! #teamvictorlima

Bons treinos.

Referências:
GUEDES JÚNIOR, Dilmar Pinto. Musculação: estética e saúde feminina. São Paulo: Phorte, 2003.
SANTAREM, José Maria. Treinamento de força e potência. In: GHORAYEB, Nabil; BARROS NETO, Turíbio Leite de. O exercício: preparação fisiológica, avaliação médica, aspectos especiais e preventivos. São Paulo: Atheneu, 1999.