[ Glúteo caneleira funciona? - Personal Victor

Personal Victor

Glúteo caneleira funciona?

Se existe algo que as mulheres ainda teimam em fazer, é o famoso glúteo caneleira...


Por: Victor Lima

Glúteo caneleira funciona?

Conheço um monte de professor que ainda prescreve tal exercício como complemento do treino de pernas (MMII), porém algo que precisa ser complementado é algo que não foi efetivo, será que vale mesmo economizar na carga na hora de agachar, para sobrar energia para complementar o treino?

Vamos de ciência! Quanto à ativação muscular. Lima et al (2007) fez um estudo eletromiográfico com várias variações do glúteo caneleira e o melhor resultado foi a ativação de 45% da musculatura, existem outro com apenas 30%, para se ter uma ideia caminha na esteira ativa mais. Isso representa quase metade da ativação encontrada por Ayotte et al (2007) durante o exercício agachamento que ativou 86% das fibras do Glúteo.

Se fomos analisar a amplitude do movimento (importante) um fator predominante para promover microlesões e hipertrofia (Gentil, 2011) é incomparável a supremacia do agachamento que tem uma amplitude muito maior que o glúteo caneleira.

Por fim, se pensarmos em segurança perceberemos que o Glúteo Caneleira é um exercício uniarticular e de cadeia cinética aberta ao contrário do exercício agachamento que é multiarticular e de cadeia cinética fechada sendo assim portanto mais seguro (Witvrouw et al, 2004). Será mesmo interessante continuar a utilizar esse método, diante de tantos estudos? Tenho minhas dúvidas!

Bons treinos!