[ Fazer agachamento total ou parcial? - Personal Victor

Personal Victor

Fazer agachamento total ou parcial?

Saiba mais sobre a diferença entre eles.


Por: Victor Lima

Fazer agachamento total ou parcial?

Sempre que alguém faz um post sobre agachamento inclusive eu, não mencionamos o público que deve usar determinada amplitude, pois já é sabido que o agachamento total é o mais efetivo para os glúteos, mas será que todos conseguem chegar a determinado ângulo? Será que quem possui condropatia deve descer até o chão? E a retroversão pélvica, comum nas mulheres?

Se você não sabe a resposta para essas informações, é evidente que você precisa contratar um profissional para estudar o seu problema e ver qual o ângulo que você deve descer, se é total, parcial, com anilha, com barra, com halter etc. Uma coisa é fato, se a articulação tem mobilidade suficiente para ser treinada completamente, por que eu vou limitar o meu treino?

Temos que ter em mente que as forças tensionais e compressivas durante a execução do agachamento profundo, estão totalmente dentro de nossas capacidades fisiológicas e articulares. Muitos ainda utilizam o ângulo de 90°, mas já foi verificado que esse ângulo é o que possui maior compressão patelofemoral e que a partir desse ponto a compressão se mantém estável (Escamilla et al, 2001), ou seja, se agachar mais profundo a compressão será menor.

Então se a compressão é menor você que tem condropatia pode descer até o talo correto, isso não irá te prejudicar, mas será que seu glúteo aguenta o tranco, pois ele trabalha na volta. (Bryanton et al, 2012 e Caterisano, 2002) deixaram claro que o agachamento total é o mais eficiente para os músculos do glúteos.

Entretanto Robertson (2008 e Marchetti 2016) afirmam que é no ângulo de 90° graus onde ocorre maior ativação geral dos músculos, inclusive dos glúteos. Eita agora F. tudo!!! Os quatro autores provam cientificamente suas teses. Porém vejo muitas pessoas encurtadas descendo até o chão e basculhando o quadril (retroversão pélvica).

Se existe evidências científicas que o ângulo de 90° é efetivo, você que é encurtado deve fazer um trabalho de alongamento e descer apenas até a metade, mas lembre-se que o torque mecânico ali é estúpido. Percebeu a necessidade de um professor? Não sou eu nem ninguém que vai determinar o melhor ângulo para você agachar e sim seu professor.

Bons treinos!