[ Exercícios isolados não prestam? - Personal Victor

Personal Victor

Exercícios isolados não prestam?

Será mesmo que exercícios monoarticulares não servem para nada?


Por: Victor Lima

Exercícios isolados não prestam?

Depende do caso!
Olhem bem para a foto abaixo. Nitidamente o cliente tem um desvio enorme na coluna e por incrível que pareça ele nunca notou.

Exercícios isolados não prestam?
(Uma foto da outra tem 60 dias)

É comum dentistas terem escoliose, devido ao seu trabalho, pois permanecem sempre do mesmo lado e arcado o dia todo. Nesse caso exercícios monoarticulares são a melhor saída para o possível tratamento de correção.

Como o nome já deixa claro, os exercícios monoarticulares trabalham isoladamente, com o movimento de apenas uma articulação. São exercícios específicos para um grupo muscular e tem trabalho efetivo apenas neste grupo. Segundo Newton (2008) "Um treinamento de força bem planejado envolve a utilização de exercícios que utilizem contrações excêntricas, concêntricas e isométricas". Assim sendo, se faz necessário que um treino de qualidade não seja incorporado apenas por um tipo de exercício, e que uma variação possa vir a dar resultados melhores.

Ainda neste sentido, o mesmo autor defende o fato de que as contrações que mais causam danos muscular, indispensável para a hipertrofia, são as excêntricas (quando as cápsulas articulares se afastam e a carga vence a resistência). Ainda Fleck e Junior (2003) os exercícios monoarticulares são mais simples e tem uma aprendizagem motora mais simples. Assim, eles constituem uma parte fundamental do treino, seja para iniciantes, por suas facilidades, seja para avançados, devido ao alto grau de isolamento de tensão muscular.

É lógico que é praticamente impossível conseguirmos trabalhar apenas um músculo isoladamente, mas nos exercícios monoarticulares, o foco é um grupo ou músculo isolado, sendo que a maior tensão recaia sobre ele. Estabilizadores e agonistas também participarão do movimento, mas sem uma carga que mereça destaque.

No caso do meu cliente, todos exercícios de dorsais e peitoral foram isolados, caso contrário eu iria agravar o desvio, pois inconscientemente ele forçava um lado mais que o outro. Não existem exercícios ruins ou proibidos! Existem professores desinformados sem apego ao estudo! 

Bons treinos!