[ Esqueça a balança! - Personal Victor

Personal Victor

Esqueça a balança!

Saiba diferenciar peso de gordura...


Por: Victor Lima

Esqueça a balança!

Existe uma frase clássica citada por indivíduos que querem emagrecer "eu perdi tantos quilos". Sempre que posto que caminhada não funciona eu escuto isso, é obvio que nem todo mundo é obrigado a saber a diferença entre perda de peso e de gordura, mas alguns médicos insistem nisso ainda.

A balança mede a massa corporal total do indivíduo, é o que nós conhecemos como peso. Porém, esse peso está colocado em valores absolutos e não particionado. O peso corporal total é dividido em peso de gordura, peso de músculo, peso ósseo, peso visceral e água (Tortora, 2012).

Pensando assim, não há como medirmos o sucesso de um programa de exercícios através da balança (peso total). A única maneira de saber se você emagreceu é fazer uma avaliação física no início e outra no fim da periodização (programa). Nessa avaliação mensuramos os resultados e medimos a composição corporal e é verificado se houve ou não perda de gordura ou apenas massa magra.

Por essa razão que eu sempre falo que temos que treinar musculação para preservar essa massa magra, ou aumentar. Uma pessoa pode estar ganhando massa muscular e parecer não estar emagrecendo na balança, isto é muito comum com mulheres que fazem musculação, porque massa magra pesa mais que gordura, então você mulher que TREINA de verdade na musculação pode até ganhar peso treinando, porem tenha como parâmetro de comparação as suas roupas, elas vão ficar mais folgadas, com certeza.

Perder apenas peso é comum com quem faz apenas atividades aeróbicas de longa duração. Perder peso não é ruim, porém perder massa magra nesse processo é péssimo.

#teamvictorlima

Bons treinos.