[ É necessário treinar com cinturão ou cinta modelador - Personal Victor

Personal Victor

É necessário treinar com cinturão ou cinta modeladora?

Tenho visto muitas musas na net treinando de cinta, e muitos homens que mal sabem agachar usando cinturão.


Por: Victor Lima

É necessário treinar com cinturão ou cinta modeladora?

Será mesmo interessante o uso de tal acessório?

Muitos afirmam que se sentem mais seguros! Amigo se você agacha com 20 quilos cada lado, você não necessita disso, pelo contrário.

Mas vamos de ciência. Gonçalves et al (2000) analisou a execução dos exercícios com ou sem o cinturão pélvico e os resultados mostraram menor ativação da região do core (lombar e abdominal). O problema disso é que diminuindo a ação dos músculos lombares e abdominais essa região fica enfraquecida e mais suscetível a lesões em longo prazo (Siewe et al, 2011).

O cinturão reduz o stress sobre a coluna lombar por compressão do conteúdo da cavidade abdominal. Isto aumenta a pressão intra-abdominal, que por sua vez, promove um maior suporte da face anterior das vértebras lombares bem como, reduz a pressão intradiscal, mas isso para pessoas que agacham com muita carga, é seu caso?

Esta ação combinada permite, que os músculos eretores espinhais (que seriam os responsáveis pela sustentação da coluna lombar) façam menos força durante os levantamentos.

Vejo indivíduos treinando membro superior de cinturão, uma piada.

Ainda segundo os alemães Siewe et al., 2011 os autores verificaram que o uso de cinto pélvico aumentou incidência de lesões na coluna lombar em longo prazo. Isso ocorre porque a utilização dos cintos diminui a ativação dos músculos do abdômen e das costas, levando ao seu enfraquecimento. Ou seja, o cinto pode até causar sensação de "segurança" na hora da sua utilização, mas gerará um desequilíbrio muscular em longo prazo, e deve-se lembrar que um músculo enfraquecido resultará em maior sobrecarga nos seus ossos e articulações.

Caso você não treine com muita carga, e falo de 70kg cada lado no agachamento, esqueça o cinturão em casa. O importante é que preste atenção em sua postura durante a execução dos exercícios mantendo a musculatura sustentatória contraída e permitir que essa também se fortaleça à medida que suas cargas aumentem!

#teamvictorlima

Bons treinos.