[ Desenvolvimento Nuca. Cuidado! - Personal Victor

Personal Victor

Desenvolvimento Nuca. Cuidado!

Desenvolvimento nuca, para quem e porque não fazer!


Por: Victor Lima

Desenvolvimento Nuca. Cuidado!

O ombro oferece uma vasta variedade de movimentos, permitindo movimentos bastante amplos. Ao contrário da articulação do quadril, onde o fêmur se encaixa perfeitamente numa cavidade profunda oferecendo melhor estabilidade, a do ombro trabalha em uma cavidade (glenóide) bastante rasa, e sua estabilização se dá mediante a ação de ligamentos e pelos músculos do manguito rotador.

O manguito rotador é na verdade uma união dos tendões dos músculos supra espinhoso, infra espinhoso, subescapular e redondo menor. Sua origem está na cápsula fibrosa inferior da articulação glenoumeral e sua inserção nos tubérculos maior e menor do úmero (Moore, 1980 apud Bompa, 2000).

Segundo Hall (2000), as lesões nesta região são fruto, muitas vezes, do excesso de uso na prática esportiva e/ou da falta de sincronia entre os músculos do manguito rotador (a maioria dos professores nem sabe o que é) muito menos os prescrevem!

A maioria das lesões do manguito rotador ocorrem na musculatura supra espinhosa. Além de estabilizar a articulação do ombro, este músculo abduz e roda externamente o úmero junto ao deltoide. O supra espinhoso é particularmente vulnerável à lesão em movimentos que envolvem o uso dos braços acima do plano horizontal.

Segundo alguns autores, o arco funcional da abdução do ombro é frontal, e não lateral (Neer, 1972 apud Bompa, 2000) e o impacto ocorre predominantemente contra a borda anterrior do acrômio e ligamento coracoacromial. A lesão do supra espinhoso geralmente ocorre numa região pouco irrigada, o que geralmente resulta em tendinite (Hankins et al., 1980 apud Bompa, 2000).

De acordo com Bompa e Cornacchia (2000) o desenvolvimento de ombros, realizado por trás da cabeça, requer uma completa rotação lateral do ombro, com este em abdução.

Então o perigo está para quem prescrever determinados exercícios, isso que todos professores deveriam saber, prescrever determinado exercício para um iniciante seria imprudente, mas professores sem apego ao estudo insistem nessa linha de pensamento, deveriam rever esse conceito, pois qualquer um que teve uma lesão no ombro, sabe que dói até para respirar!

#teamvictorlima

Bons treinos.