[ Caminhar não emagrece! - Personal Victor

Personal Victor

Caminhar não emagrece!

"A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar." Albert Einstein


Por: Victor Lima

Caminhar não emagrece!

Quando falo que caminhar não mobiliza gordura é verdade, ninguém acredita. E se eu falar que não fazer nada é melhor!

Um curioso estudo de 1992 do grupo da Hardman. No estudo de 12 meses as participantes foram orientadas a realizar 175 minutos semanais de caminhadas, sendo que cada sessão deveria durar ao menos 20 minutos, realizadas ao menos 3 vezes por semana.

As análises mostraram que as participantes se exercitaram e não aumentaram a ingestão calórica, ou seja, cumpriram sua parte da missão. O déficit calórico estimado ultrapassou 44.000kcal. O resultado? Ao final do estudo, o grupo que permaneceu sedentário saiu de 61,2 para 61,7 kg e o percentual de gordura foi de 34,9% para 35,4%.

Já o grupo que realizou caminhada foi de 64 kg para 64,3 kg, e o percentual de gordura saiu de 36,1% e foi para 37,1%!!!
Ou seja, não mudou nada!!! E então? Para quem quer emagrecer, qualquer coisa é melhor do que nada?? Temos que pensar melhor, pois estamos analisando a atividade física de forma inadequada.

Obs: ciência é ciência, e contra fatos não existem argumentos. Eu não sou o autor do estudo, então se for questionar os resultados, mandem e-mail para o autor. Sou apenas um estudioso transmitindo a informação.

Se o objetivo for promover SAÚDE, continue está perfeito.

Bons treinos!

Referências: Hardman, A. E.; Jones, P. R.; Norgan, N. G.; Hudson, A.; (1992). Brisk walking improves endurance fitness without changing body fatness in previously sedentary women. Eur. J. Appl. Physiol. Occup. Physiol. 65(4):354-9.