[ Cadência e sua importância! - Personal Victor

Personal Victor

Cadência e sua importância!

A cadência consiste na velocidade de execução do movimento ou, basicamente, no tempo que se leva para realizar uma única repetição.


Por: Victor Lima

Cadência e sua importância!

Uma variável muito interessante é a "cadência", ou seja, a velocidade de execução dos movimentos pode ser feito de várias maneiras e isso muda e muito um treino. Mas para ficar mais claro, queria vocês entendessem a fase concêntrica e excêntrica.

  • A fase concêntrica também chamada de fase positiva, cria um encurtamento do músculo durante a atividade. Um exemplo dessa fase é durante o agachamento, ao subirmos com o peso, estamos realizando a fase concêntrica, contraindo bem os músculos.

  • A fase excêntrica é o contrário, também chamada de negativa, alonga-se os músculos, os quais, também, irão ganhar tensão. Um exemplo e quando seguramos o peso com os músculos. Em exercícios como agachamento, ela é realizada na hora que descemos, sentindo os músculos se estirarem.

Na fase concêntrica, o músculo está se contraindo, enquanto que, na excêntrica, ele está se alongando. Cadência se dão de várias formas: 2020, 4010, 8080, 5010, 4020, 3030, 2030, etc. Cadência é o tempo de tensão que leva cada repetição em suas fases concêntrica e excêntrica.

Exemplo de cadência 2020. O número 2 significa 2" segundos para fase excêntrica, o número 0 significa a transição nessas fases, significa que não há ponto de parada estática ou isométrica e o número 2 significa os 2" segundos na fase concêntrica.

Outro exemplo, cadência 3232, o número 3 significa 3" segundos na fase excêntrica, o 2 significa 2" segundos é na transição dessas fases, simplesmente vai ficar 2 segundos na fase estática ou isométrica e o 3 significa 3" segundos na fase concêntrica.

Schoenfeld (2015) pesquisou diversos estudos sob a questão do tempo de execução dos movimentos na musculação:

  • Rápido e pesado: usaram-se séries de 6 a 12 repetições, com duração entre 0,5 e 4 segundos.

  • Rápido e leve: usaram-se séries de 20 a 30 repetições com duração entre 0,5 e 4 segundos.

  • Médio: usaram-se séries de 6 a 12 repetições com duração entre 4 e 8 segundos.

  • Lento: usaram-se séries de 6 a 12 repetições, com duração maior que 8 segundos;

Os resultados destes estudos mostraram que as respostas hipertróficas são similares com durações de repetições que variam entre 0,5 e 8 segundos, desde que as séries sejam feitas até a falha concêntrica.

Bons treinos!

Referências:
Effects of Low- vs. High-Load Resistance Training on Muscle Strength and Hypertrophy in Well-Trained Men.
Schoenfeld BJ1, Peterson MD, Ogborn D, Contreras B, Sonmez GT.