[ Baixa ou altas repetições? Pouca ou muita carga? - Personal Victor

Personal Victor

Baixa ou altas repetições? Pouca ou muita carga?

Saber quando dosar a carga de treino com menos ou mais repetições cabe ao bom profissional.


Por: Victor Lima

Baixa ou altas repetições? Pouca ou muita carga?

Se você usar de poucas repetições o torque mecânico aumenta, muitas repetições o torque articular aumenta. Se por interesse você está me acompanhando, percebeu que postei sobre exercícios multiarticulares e isolados, cadência, e amplitude, antes de chegar até aqui.

E agora? Meus amigos, prescrever treino não é tão simples assim. Mas vamos novamente de ciência.

Usar percentuais de 1RM é interessante em determinados pontos da periodização, ou para quem busca aumento de desempenho, mas e para indivíduos com lesão? Será que existe uma receita de bolo? Um estudo interessante de Mitchell (2012), no qual mostrou que realizar a extensão de joelhos com 30% de 1 RM (em torno de 35 repetições) gerou ganhos de hipertrofia de maneira igual ao grupo que treinou a 80% de 1RM (em torno de 10 repetições) em iniciantes.

Entretanto, para ter uma hipertrofia semelhante ao treino de carga alta é preciso ir próximo ou até a exaustão quando usar a carga leve. Caso usar um peso leve e interromper a série muito antes da exaustão possivelmente a resposta hipertrófica será menor. Eches et.al. (2013) corrobora com os mesmos achados.

O bom profissional sabe quando usar o baixo torque mecânico, exemplo com idosos, iniciantes e no tratamento de lesões, onde se faz necessário o aumento de massa, porém existem limitações que comprometem o alto torque mecânico.

A escolha do número de repetições utilizado no treinamento irá estimular predominância de fatores essenciais para induzir a ‪‎hipertrofia. Que fatores? Tensão mecânica, ativação muscular, estresse metabólico e dano muscular. Quer um exemplo ótimo de baixo torque e pouca carga, com um dano enorme, treine por oclusão vascular.

#teamvictorlima

Bons treinos.

Referências:
Mitchell et al. Resistance exercise load does not determine training-mediated hypertrophicgains in young men. J appl Physiol 2012
Eches, E.H.P et.al. Desempenho motor em séries múltiplas até a falha concêntrica. Motriz, Rio Claro, v.19 n.3, Suplemento, p. 43-S48, jul/set. 2013.