[ Aquecimento - Personal Victor

Personal Victor

Aquecimento

Aquecer antes do treino é realmente necessário?


Por: Victor Lima

Aquecimento

Antigamente muitos professores, inclusive eu, prescreviam aquecimento na esteira ou na bike antes do treino, e isso se tornava uma incansável maratona de 30 minutos, na esteira ou na bike, ou seja, você já ia treinar cansado. Um estudo atual de (Ratamess et al. 2016), verificou que não é interessante fazer aeróbio antes do treino de força para AQUECER.

No presente estudo os pesquisadores verificaram que os protocolos de aeróbios tiveram interferência no treinamento de força de 9,1 a 18,6%, comparado com o grupo que apenas treinou força.

É comum dar aquela corridinha ou aquecer no elíptico antes de treinar, porém recomendo que você aqueça no aparelho específico aquele grupo muscular que você vai treinar no dia. Ou seja, no primeiro exercício do dia coloque uma carga leve, em torno de 20 a 30% do que você costuma treinar, e realize de 15 a 20 repetições, duas séries são o suficiente. Não estou afirmando que aquecer na esteira é proibido ou errado, apenas estou dando uma ferramenta melhor.

"O método científico é comprovado e verdadeiro. Não é perfeito, é apenas o melhor que temos. Abandoná-lo, junto com seus protocolos céticos, é o caminho para uma idade das trevas". (Carl Sagan).

#teamvictorlima

Bons treinos.

Referência:
Ratamess et al. 2016 "Acute Resistance Exercise Performance is Negatively Impacted by Prior Aerobic Endurance Exercise" J Strength Cond Res.