Li recentemente um estudo realizado na Tunísia feito com muçulmanos durante o Ramadã. Mas será esse estudo válido? Esses indivíduos são acostumados a ficar apenas se alimentando após o pôr do sol. Seria o mesmo que fazer um teste de corrida com quenianos no Brasil. Pois a altitude é diferente. Ja pararam para analisar o por que desses atletas cansar menos aqui? Enfim outra história. Mas estudo é estudo. E ciência não se discute, mas tem que ser analisada. Só quero que pare e repensem o estudo, não que ele não seja válido.
Quanto a perda de massa magra, nesses estudo não houve. Então vou também usar de ciência. Um estudo de Paoli mostra que a realização do aeróio em jejum foi inferior que se alimentar antes do aeróbio para o consumo de oxigênio após 24 horas do exercício (EPOC), evidenciando que realizar uma refeição antes do aeróbio é mais favorável para oxidar gorduras após as 24h do treino.
Outro estudo de Brad Schoenfeld mostra que realizar o AEJ não gera superioridade em reduzir gordura que ingerir alimentos antes do treino, mostrando que tanto em jejum como alimentado ocorre perda de gordura.
Normalmente AEJ é realizado em moderada intensidade. E ai o indivíduo que faz AEJ só fica treinando moderado.
Vários estudos mostram que treinar em alta intensidade é superior para emagrecimento que moderado. Portanto, não seria melhor treinar em alta intensidade com ingestão de alimentos antes? Treinar em alta intensidade reduz níveis de glicogênio muscular (AEJ n), aumenta produção de lactato (AEJ n) e gera um grande aumento na oxidação de gordura após o treino (AEJ n). Além disso, alta intensidade gera adaptações que irá favorecer a redução da gordura corporal (aumento no numero de mitocôndrias e eficiência do metabolismo energético).
Por mais que isso pode entristecer muitos, AEJ de moderada intensidade pode ser inferior que treinar em alta intensidade (HIIT) para o#emagrecimento. Referências nos comentários. Se você está acostuma a usar essa técnica e se sente bem e ainda tem resultados, ok! Mas se está estagnado, persistir seria burrice!
Bons Treinos!