[ Abdominal oblíquo afina a cintura? - Personal Victor

Personal Victor

Abdominal oblíquo afina a cintura?

Será que esse "famoso abdominal" é mesmo efetivo?


Por: Victor Lima

Abdominal oblíquo afina a cintura?

"Autodidata é um ignorante por conta própria". Mario Quintana

Seguidores das blogueiras famosas não tem a obrigação de saber a informação transmitida de maneira errônea. Mas o seu professor tem, porém muitos deles também não sabem, infelizmente.

Depois que coca light faz bem à saúde!!! ABS OBLÍQUO. Vejo direto esse exercício sendo feito na academia na intenção de ativar os músculos abdominais laterais, os "famosos" OBLÍQUOS! Mas será mesmo efetivo?

Oblíquos externos: estão presentes de cada lado do reto abdominal. Os músculos oblíquos externos permitem que o tronco gire, mas para o lado oposto àquele músculo oblíquo externo que está contraindo. 
Oblíquos internos: estes músculos estão localizados abaixo dos músculos oblíquos externos. Eles operam de maneira oposta aos músculos oblíquos externos.
Por exemplo, para girarmos o tronco para o lado esquerdo requer que o oblíquo interno do lado esquerdo e oblíquo externo do lado direito se contraiam juntos. (Gray, 2010). Os oblíquos não se contraem fazendo o movimento da foto (Flexão lateral).

Então, que músculo estou trabalhando fazendo esse exercício??? QUADRADO LOMBAR!!! Mas ainda existem alguns problemas: na tentativa de uma ativação maior e segundo os leigos a "queima" do famoso pneu, determinado exercício além de não causar uma sobrecarga adequada nos músculos oblíquos (geralmente o braço cansa antes da musculatura oblíqua) ainda por cima causa um pinçamento lateral dos discos intervertebrais, devido a força gravitacional que a carga causa.

Resumindo - vamos deixar de fazer esse exercício se você está achando que está trabalhando os ABDOMINAIS!

"O erro acontece de vários modos, enquanto ser correto é possível apenas de um modo". Aristóteles

Errar não é imaturo, é humano. Persistir no erro não é rebeldia, é tolice.

Bons treinos!