[ A importância das fases Concêntrica e Excêntrica - Personal Victor

Personal Victor

A importância das fases Concêntrica e Excêntrica

Qual delas é a melhor para a hipertrofia muscular?


Por: Victor Lima

A importância das fases Concêntrica e Excêntrica

Uma variável muito interessante no treino é a "cadência", ou seja, velocidade de execução dos movimentos, ela está relacionada diretamente com as fases excêntrica e concêntrica.

Mas para ficar mais claro, queria vocês entendessem a fase excêntrica e concêntrica. A fase concêntrica também chamada de fase positiva, cria um encurtamento do músculo durante a atividade. Um exemplo dessa fase é rosca direta com halter (foto), ao subirmos com o peso, estamos realizando a fase concêntrica, contraindo bem os músculos.

Na excêntrica é o contrário, também chamada de negativa, alonga-se os músculos, os quais, também, irão ganhar tensão. Um exemplo e quando seguramos o peso com os músculos. Na fase concêntrica, o músculo está se contraindo, enquanto que, na excêntrica, ele está se alongando. Porém, já escutei e também acreditei durante muito tempo que a fase excêntrica era a mais importante. Quem nunca escutou? Sobe rápido e desce devagar!

Mas como nem tudo são baseados em sentimentos e crenças de academia, vamos de ciência. Que a fase excêntrica (a da descida) é a que mais gera microlesões é do conhecimento da maioria (Silva et al, 2010). Porém, a ocorrência de microlesões não é o único sinalizador de hipertrofia muscular. Células satélites do músculo, por exemplo, estão envolvidas em processos de remodelação e hipertrofia do músculo. Sendo assim, o aumento dessas células pode ser um indicador de hipertrofia muscular e elas são mais estimuladas por contrações concêntricas, que é a fase da subida popularmente falando (Farup et al, 2014).

Além disso, a fase concêntrica é a que gera maior ativação muscular e força (Fehr et al, 2006) e também acúmulo de metabólitos (Rutherford et al, 1995) e esses processos também são importantes para a hipertrofia muscular. Resumo, as duas fases são importantes, portanto, a cadência pode mudar totalmente seu treino.

#teamvictorlima

Bons treinos.