[ 3x15 não emagrece! - Personal Victor

Personal Victor

3x15 não emagrece!

O maior mito que existe no treinamento de força, com certeza é o maldito 3x8 cresce e 3x15 emagrece...


Por: Victor Lima

3x15 não emagrece!

Parece que é uma coisa automática, e quando você fizer 8 repetições o músculo desliga e você aumentou a massa muscular, quando faz 15 esse mecanismo inverte e a gordura sai pelos poros. Sinto em informar que não é assim que funciona, o que determinará o grau de estímulo da musculatura será o estresse metabólico gerado pela contração muscular.

Que fique bem claro, que seu músculo nunca saberá contar quantas repetições ele terá que fazer! Agora ferrou, então quantas repetições eu faço? A resposta é FADIGA! Você pode levar seu músculo a fadiga com maiores números de repetições ou menores números de repetições, com carga ALTA OU BAIXA. O VOLUME É INVERSAMENTE PROPORCIONAL A INTENSIDADE, experimente fazer o seu mesmo treino com um intervalo entre as séries reduzidas.

Já é sabido que trabalhos musculares levados até a falha do movimento são capazes de potencializar a síntese de proteínas musculares em até 24 horas pós-exercício mesmo sendo realizado com carga baixa. Então devo treinar com pesinhos coloridos? NÃO! Você deve chegar até a falha, não desligue com 8 repetições se você consegue chegar a 13, mas 13 é ímpar! Foda-se, não importa se é primo ou ímpar ou par ou em algarismo romano. Não será o número de repetições o principal mediador da hipertrofia e sim o que você consegue transformar desses estímulos em prol do ganho de massa muscular. Prese pela cadência, técnica, treine com vontade e respeite seus limites, mas não caia na zona de conforto, não dispute com ninguém apenas com VOCÊ, cuidado com o maldito EGO.

Por exemplo, para o indivíduo mais alto que tende a ter menos força, provavelmente por apresentar mais fibras oxidativas vermelhas ao invés das fibras explosivas de resistência branca. Para esse tipo de situação o estresse metabólico provocado por treinos de menor carga e mais repetições irá gerar bastante hipertrofia, mesmo o cara apresentando geneticamente menos capacidade de força, podendo também reduzir os índices de lesão! Braços de alavanca.

Bons treinos!