[ 3x de 10 serve para crescer??? - Personal Victor

Personal Victor

3x de 10 serve para crescer???

Será que o número de repetições está diretamente ligado ao mecanismo de crescimento ou de queima calórica?


Por: Victor Lima

3x de 10 serve para crescer???

Já falei inúmeras vezes sobre peso e emagrecimento! Ou seja, você pode emagrecer e perder peso, emagrecer e manter o peso ou emagrecer e aumentar de peso... Será muito difícil entender esse conceito?

Quando falamos em emagrecer as pessoas logo pensam em perder peso. No entanto, ao contrário do que todo mundo pensa, eles não são sinônimos, pois a perda de peso está diretamente relacionada com a diminuição da massa corporal total, no qual podemos ver os números da balança cada vez mais baixos e no emagrecimento está relacionado à reducação de quantidade de gordura corporal que sem dúvida nenhuma, é o processo mais saudável, uma vez que é a quantidade de gordura em excesso que traz vários riscos de problemas de saúde, juntamente com um enorme desconforto estético. Ficou claro?

Quando afirmo que caminhar não emagrece, está diretamente ligado com essa equação, você e seu vizinho podem até ter perdido peso, mas não gordura, peso não quer dizer que você emagreceu, e sim seu percentual de gordura. De nada adianta ficar sem comer, fazer a dieta milagrosa da Lua, do Sol, de Plutão ou de qualquer planeta do sistema solar, essas dietas malucas, como a caminhada reduz peso e não gordura.

Para emagrecer você tem que estimular seus músculos, os mesmos sofrendo hipertrofia aceleram o mecanismo de queima calórica e reduzem seu percentual de gordura. Quebro mais um paradigma nesse post o qual afirmam que o número de repetições está diretamente ligado ao mecanismo de queima calórica.

O que importa é gerar dano mecânico ao tecido muscular, gerando assim um aumento do mesmo. Desta forma, se faz uma divisão crassa entre os protocolos de baixas e altas repetições como sendo, ambos responsáveis por hipertrofia, porém, respectivamente tensional (miofibrilar) ou metabólica sarcoplasmática.

Certamente, você, já deve ter percebido que a quantificação de repetições é apenas elemento norteador. Não devemos nos tornar autômatos em relação ao número de séries; elas cumprem somente papel de orientar qual estímulo está sendo aplicado. Perceba a importância de um nutricionista e um bom professor.

Perder peso é fácil, o duro é sustentar essa estratégia de perda de peso com o metabolismo baixo.

Bons treinos!